Períodos de alta competitividade ou dificuldades em alguns setores da economia trazem consigo uma grande motivação para que as empresas de todos os portes gerenciem suas operações e finanças mais eficientemente que nunca e que se adaptem a novas realidades. Mudanças históricas nos drivers de custos, as taxas cambiais e os novos entrantes de mercado com seus preços altamente competitivos, fornecem amplas evidências da necessidade que temos para nos adaptar a parâmetros flutuantes.
Enquanto uma economia dinâmica e altamente competitiva apresenta desafios até mesmo para grandes corporações, ela pode representar uma época especialmente difícil para empresas de porte médio. Tais companhias têm a mesma necessidade de gerenciamento de desempenho das empresas maiores, mas, ao deparar-se com produtos concebidos fora do Brasil, os gestores são apresentados a custos proibitivos. Deixando as taxas de licenciamento de lado, o custo total de propriedade, que inclui instalação, custos de tecnologia da informação (TI) para servidores, utilização, atualizações de software e manutenção pode chegar a centenas de milhares de dólares rapidamente.
Ter acesso a uma boa solução de CPM, investindo uma fração do valor gasto pelas grandes corporações, vai ampliar a competitividade da empresa de médio porte através de um gerenciamento dos seus processos nos mesmos nos mesmos moldes das melhores empresas do mercado.
Dentro deste contexto, é muito importante que sejam atacados somente um grupo limitado de processos, especialmente aqueles que são determinantes para o desempenho da organização. São eles: Formulação da Estratégia, Definição de Metas, Planning, Budgeting e Forecast. De longe, os processos de Planning, Budgeting e Forecast são os mais desafiadores, pois são aqueles que demandam mais esforço e que envolvem a maior quantidade de colaboradores da empresa.